sábado, 9 de julho de 2011

1932, A revoulção do blá, blá, blá...

Hoje é feriado no Estado de São Paulo pessoal, o dia 09 de Julho é lembrado pelos paulistas, como o dia em que o estado pegou em armas para lutar em prol da constituição.
Getulio Vargas anos antes havia assumido o poder e rompido com a politica do "café com leite" onde São Paulo e Minas Gerais malandramente alternavam o poder e mandavam na política do país.
Quando ouço esta ladainha que em 09 de julho de 1932 São Paulo pegou em armas  por uma revolução, só me faz perceber o quanto a educação anda mau neste nosso Brasil, história não é conto de carochinha é uma área do conhecimento muito séria, por favor vamos ensinar melhor os nossos alunos e nosso povo.
Deixemos de ufanismos e vejamos primeiro que a palavra revolução implica-se em uma mudança profunda nas estruturas sociais, políticas e econômicas, e isto os paulistas nao queriam, pelo contrário, por trás do discursso de defender a constituição o que São Paulo não queria mesmo era ficar fora do poder, os barões do café paulista, temiam os resultados de uma mudança de rumo econômico, pois  Getulio Vargas pretendia e levou o Brasil à industrialização o que colaborou para minguar o ciclo dos cafeicultores.
Outra parte desta revolução é que são reverenciados os homens da força pública, hoje mais conhecida como polícia militar. Quantos heróis negros temos nestas histórias sobre a intentona? Pois saibam todos que existiu sim, um destacamento de voluntários homens negros, que segundo seu comandante apesar de não serem soldados lutaram e caíram com uma bravura pouco vista, inclusive entre os oficiais.
Infelizmente estes homens não tem lugar na história que se conta sobre a tal revolução, muito menos que estes homens foram ridicularizados e discriminados tanto pela maioria dos oficiais da força quanto pela elite paulistana, que pouco falou sobre estes guerreiros iludidos.
Também não se conta deste ato, que muitos mendigos e miseráveis alistaram-se apenas para ter o que comer, pois ganhavam lanches no ato da  incrição, não tinham a menor noção do que estavam fazendo.
Não  estou com isto querendo desmerecer o ato de bravura do povo paulista, apenas mostrar o outro lado da história e permitir que as pessoas possam refletir sobre esta data. Será que foi mesmo uma revolução???

Fui,
Amplexos, Flores e Nostalgia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário