terça-feira, 6 de novembro de 2012

Maerovitch, Você Tem Toda Razão.

O jurista Walter Maerovitch tem tecido duras críticas a política de segurança pública paulista. Entre outras coisas tem dito que o governo está como uma "barata tonta"a combater o crime organizado e que sua política desprestigia a Polícia Civil.
Ele não está errado, vejamos: ao longo dos vinte anos o PSDB tem sistematicamente aplicado duros golpes em sua polícia investigativa. Sob o pretexto de combate a corrupção no orgão ele afastou e implodiu importantes setores da inteligência.
A formação de policiais civis chega a ser patética e com prazos atrelados a necessidade, existem para uma mesma carreira, formações de três meses, seis meses, oito meses e um ano, os baixos salários também tem feito importantes quadros migrarem para outros estados, há que se ressaltar que São Paulo tem um dos piores salários pagos a policiais civis no Brasil.
Grupos táticos como Garra e Goe, na gestão Ferreira Pinto foram reduzidos a meia dúzia de homens, além de retirar do Deic a investigação sobre o crime organizado.
O resultado esta aí: enquanto investigadores estão trancafiados em delegacias fazendo boletins de ocorrência, militares passaram a investigar. Isto além de ser ilegal é uma ofensa ao contribuinte que paga seus impostos e mantém uma polícia investigativa que por iniciativa da política aqui praticada não investiga quase absolutamente nada.
Maerovitch está corretíssimo em suas colocações, a vaidade de parte do  Ministério Público e a Sanha de Oficiais reacionários da PM em acabar com a Polícia Civil Paulista, deu resultado. Mas o triste é que quem está pagado por isto somos todos nós e com o sangue de nossa gente.

2 comentários: