domingo, 13 de novembro de 2011

USP,Mídia, Sociedade e Como Riobaldo Já Dizia...

Poderia até ser  um título musical, mas não é. Ainda abordando os desdobramentos pós intervenção da PM no campus da USP pude ouvir a entrevista concedida a  rádio CBN, pelo professor doutor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP  Pablo Ortellado.
Bem esclarecedor sobre a realidade dos fatos, aliás algo que a grande mídia procurou esconder, segundo o mesmo a prisão dos estudantes foi apenas o stopim de uma situação  provocada pela PM pós convênio firmado,o professor diz que os alunos vinham constantemente sendo constrangido dentro do campus e sofrendo uma série de abusos por parte dos políciais, para ele faltou habilidade das partes competentes para gerir um conflito prestes a ocorrer.
Agora o que podemos perceber ao ouvir a entrevista do conceituado professor é a capacidade de manipulação da grande mídia que em nenhum momento abordou a questão a fundo, estes formadores de opinião que tanto proclamam e lutam pela liberdade de expressão quando entendem estarem sendo feridos em seus interesses, na verdade agem como a mídia de ontem e de sempre, ou seja deformando fatos e dando sentido histórico diferente da realidade marginalizando aqueles que buscam seus legítimos direitos.
Parabéns ao Professor pela postura e a Rádio CBN, que procurou aprofundar um pouco mais a questão.
São fatos como estes que me permitem lembrar a voz do personagem Riobaldo da obra Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa, quando fala sobre as coisas:
Todos estão, loucos neste mundo? Porque a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem que necessitar de aumentar a cabeça para o total.
Acorda sociedade educação gera visão e visão liberta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário