terça-feira, 26 de junho de 2012

Para Nós, é Mais Importante Que Shakspeare!

Vou até chamá-lo de "Dom" Machado de Assis.
Sem dúvida o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Alguns críticos vivem comparando sua obra a de Willian Skakspeare.
Embora Machado de Assis, seja do século XIX, e o Inglês venha de três séculos antes, suas obras possuem algo em comum. O fato dos dois como nem um outro escritor em todos os tempos conseguirem tão bem expressar a alma e a essência humana através de seus escritos.
Impossível  ler ou mesmo assistir Dom Casmurro, obra Machadiana e perceber que um século depois as dúvidas e discussões a respeito da personagem Capitu não se façam presentes. Machado mexe com o imaginário e fala no intimo daqueles que o leem.
Pena que obras de Shakspeare tenham aos montes em teatros deste nosso Brasil e que Machado não seja tão reverenciado quanto sua obra e seu nome merecem ser.
Não deixarei aqui dicas das grades obras Machadianas, pois ele teve o "dom", na minha humilde opinião, de eternizar praticamente tudo que escreveu.

2 comentários:

  1. Com certeza um grande intelectuais. Vejo que a academia também tem culpa nessa questão de não valorizar os nossos pensadores. Não recordo na minha formação inicial, algum mestre ter apresentado obras de Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro e entre outros.

    ResponderExcluir
  2. E O PIOR CARA, É APRESENTAR AOS NOSSOS JOVENS MACHADO DE ASSIS SEM A REVISAO DA LINGUA PORTUGUESA. OU SEJA SERIA OTIMA SE A OBRAS APRESENTADAS FOSSEM AQUELAS COM PORTUGUES MENOS ROBUSTO E MAIS ADEQUADO AOS NOSSOS TEMPOS.

    ResponderExcluir