domingo, 29 de abril de 2012

A Boneca Negra da Minha Filha, E a Questão Das Cotas!

Recentemente comprei uma boneca negra para minha filha, não pensei que isto fosse chamar tanta atenção das pessoas. Aliás não deveria chamar nem um pouco a atenção, afinal é só uma criança com um brinquedo.
Pensei... Bom isto só chama tanto  atenção por que dentro deste nosso Brasil, o preconceito indireto fez com que a indústria do brinquedo demorasse décadas para fabricar brinquedos de cor negra, ou mesmo por que poderiam associar a cor há algo negativo.
E assim o Brasil  está histórica e ideologicamente fundamentado em relação aos negros, sobre a égide do preconceito. Não do Racismo! Como gostam alguns que querem apenas fazer política ao levantar esta bandeira. O Racismo na sociedade brasileira, não é tão crasso quanto o preconceito, o problema é que talvez só preconceito não de voto.
A questão das cotas, é algo delicado, lembro-me que quando defendi meu Trabalho de Conclusão do Curso de História com o colega Professor José Luiz Costa, nosso tema foi sobre a questão Racial e Educação.
Durante a apresentação um membro da banca nos perguntou: E aí depois deste trabalho de vocês, o que pensam sobre a questão das cotas?
Naquele momento fui incisivo: Sou a Favor!, porém hoje analisando melhor, sei que nossas pesquisas, mostraram uma dívida enorme e impagável do Brasil para com os negros, sei de todo tipo de sofrimento e também de como as elites deste Brasil jogou o negro a marginália, sem lhe dar o devido valor e reconhecimento.
Mas hoje digo: Não as Cotas Raciais! Pelo mesmo principio que me motivou dizer Sim naquela época. Se olharmos o número de brancos e pardos sem oportunidades, se pararmos alguns minutos e observarmos nossos vizinhos, amigos, parentes e pra nós mesmos, vamos entender o quanto foi e é dura nossa realidade, portanto, a questão das cotas é inócua, além de fazer política, não paga a dívida e nem garante coisa alguma aos negros, pois o acesso a universidade dentro da nossa realidade educacional é pura demagogia.
Imaginem o aluno que chega até lá e mau consegue interpretar um texto, ler ou mesmo escrever? O problema não se resolve desta forma, o negócio é mudar o ensino básico, promover uma ampla reforma, uma revolução se necessário for, para que assim possamos dar oportunidades melhores aos brasileiros Negros, Brancos, Pardos e outros mais.
Ah só para voltar na questão da Boneca Negra da minha filha, só não entendi porque o fabricante deu-lhe olhos verdes, afinal esta cor não reflete a maioria dos negros em nosso país, ou eu estou errado?
Senhores Governantes, A Gente Não Quer Só Comida!!!




4 comentários:

  1. Ilustríssimo Professor!!!
    Quem sabe um dia - quando o Brasil superar os problemas sociais e de exclusão que ainda precisam ser erradicados - não precisemos mais de cotas para negros, índios, pobres ou quem quer que seja..

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo e Ilustre colega docente, please divulgue este poste, aos seus alunos acho interessante a discussao!

    ResponderExcluir
  3. "Imaginem o aluno que chega até lá e mau consegue interpretar um texto, ler ou mesmo escrever?"
    É uma falácia. Essa semana fiz uma pesquisa para saber como é o desempenho desses alunos na universidade. E de acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)os desempenhos são similares ou até melhores em relação a não-cotistas em quatro das principais universidades do país..

    ResponderExcluir
  4. Quem nao tem direito a cota é outro aluno marginalizado!!

    ResponderExcluir