quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

102 Anos Depois...

...A Chibata voltou!
Em 1910, Marinheiros liderados por João Cândido Felisberto, tomaram o porto do Rio de Janeiro e amotinaram-se exigindo o fim dos castigos impostos a classe.
Já se foi um século, e no Brasil  pouco mudou, se antes os militares de baixa patente eram humilhados e sofriam punições físicas, as tais açoitadas ou chibatadas, hoje o castigo vem através dos péssimos salários e das constantes perseguições e pressões exercidas por diversos setores da sociedade.
Não se pensa o Militar como ser humano, ser social que pertence há uma família, que sonha, que almeja e que também ambiciona algo melhor na vida, enfim como gente nesta nossa tal sociedade.
O resultado não podia ser diferente, como a um século atrás, os motins começam a estourar, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio, Bahia, Ceará, São Paulo...
Peço a vocês que apreciam este blog, apenas que leiam um pouco sobre estes levantes militares do início do século passado e tentem traçar um paralelo, os pontos em comum, a resposta do Estado, a postura da mídia, a população e façam então uma reflexão sobre o que mudou no Brasil em relação aos militares de baixa patente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário