domingo, 28 de agosto de 2011

UFC, Cultura De Lutas E Educação...

Ontem foi realizado no Brasil um grande evento da modalidade esportiva luta. O UFC Rio contou com a participação dos maiores nomes das Artes Marciais Mistas (MMA) do mundo.
Um grande exemplo de organização e espetáculo de primeiro mundo ginásio lotado, esteria total do público que festa!!!
Hoje vejo algumas pessoas questionarem a violência do esporte, ora o Brasil sempre foi um país em que a cultura de luta foi forte, pena que  a exemplo de outras modalidades não se tenha investimentos por parte tanto do Estado como dos grandes clubes brasileiros.
Vale lembrar que desde os anos 60 nomes como Hélio Gracie, Pantera, Éder Jofre e até mesmo o Ted Boy Marino com a sua luta livre lotavam os ginásios.
Há algum tempo foi inserido no curriculum escolar da Educação Física o ensino da Cultura de Lutas, os ultimos cursos de formação na área já oferecem aos futuros profissionais docentes este aprendizado.
Os pesquisadores da área ao analisar o conteúdo educacional das lutas entenderam a necessidade de inserir tal conteúdo no ambiente escolar, as lutas desenvolvem em seus praticantes disciplina, respeito, equilibrio emocional, desenvolvimento motor entre outros beneficios  que ela propicia aos que a vivenciam.
O grande problema é fazer com que o docente dispa-se de toda forma de preconceito  existentes em relaçao ao seu conteúdo. Entendo que a estrutura oferecida pela escola pública não seja adequada para determinadas atividades, mas  mesmo com o que se tem é possível traçar estratégias visando aplicar o conteúdo da cultura de lutas.
A violência é algo latente em nossa sociedade e extremamente preocupante entre os nossos jovens, então fica ai a pergunta será que não está na hora de nossos docentes olharem com mais carinho este conteúdo e suas multiplas possibilidades didáticas pedagógicas?
Fui,
Amplexos, Flores e Nostalgia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário